Data: 06/09/2018 Tempo: 02min de leitura Categoria: Cidade Criativa Visualizações: 77 visualizações
Por: Observatório da Gastronomia

A Prefeitura de Florianópolis abre oficialmente nesta quinta-feira, 6,  às 19h30, a 19ª Fenaostra – Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana, que vai até 16 de setembro na Praça Fernando Machado em Florianópolis.

Neste ano a Fenaostra será realizada durante dez dias ininterruptos e foi adiantada para setembro devido ao sucesso da edição anterior. Na edição anterior foram recebidos 54 mil visitantes e consumidas 150 mil ostras. Para este ano a meta é chegar em pelo menos 80 mil pessoas e venda de 180 mil ostras.

Com cerca de quatro mil metros quadrados, a festividade contará com quatro restaurantes (Rancho Açoriano, Rancho das Ostras, Freguesia Oyster Bar e Vereda Tropical), nove cervejarias da União Cervejeira (Faixa Preta, Unika, Sunset Brew, Cervejaria da Ilha, Bayer Bier, On Tap, Jester, Kairós, Weinmann) e beer truck. Serão 25 opções de artesanato da cidade com a presença de rendeiras, fuxiqueiras e oleiros, shows de bandas locais e o Caminhão do Peixe 100% Manezinho. A sustentabilidade estará novamente na festa com a opção de copos reutilizáveis, como no ano passado, diminuindo em pelo menos 70% os resíduos gerados.

“É o segundo ano que vamos realizar no Centro da cidade, valorizando ao máximo a nossa cultura, sendo 100% manezinha e gratuita. Tenho certeza que essa será ainda melhor que a do ano passado com muita animação e, claro, as estrelas da festa: nossas ostras espetaculares. Convidamos a todos para prestigiar essa grande festa”, afirma o prefeito Gean Loureiro.

Novidades deste ano

A gastronomia estará ainda mais no centro da festa. De 10 a 13 de setembro serão realizadas oficinas de receitas e harmonizações com a ostra ministradas pelas universidades da região.

Esta edição também contará com dois concursos: de vitrines de peixarias do Mercado Público, em que haverá votação presencial e pelo Instragram do Mercado Público com resultado no dia 15 de setembro; e, o “papa ostras”, que premiará quem abrir e comer mais ostras em um minuto, também no dia 15 de setembro.

Outra novidade é a exposição fotográfica OSTRAbalhadores, de Anderson Barbosa, com belas imagens dos trabalhos dos maricultores, permanecendo durante os dez dias da festividade. Todas as fotos estão reunidas no livro com o mesmo nome da exposição e também será lançado na 19ª Fenaostra.

 

Programação Técnica

O evento também conta com uma programação técnica. Será no dia 11 de setembro, às 13h, no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Florianópolis. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.

 

Serviço

19ª Fenaostra – Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana

Data: de 6 a 16 de setembro – Entrada Gratuita

Abertura: 19h30 (dia 6)

Horário: das 11h às 23h (de 7 a 16)

Local: Praça Fernando Machado, Centro, Florianópolis, SC

Fonte: PMF

Também pode
te interessar:

Cardapioteca – acervo de cardápios e menus como fonte de informação
Data: 15/06/2021 Tempo: 01min Categoria: Formação

Cardapioteca – acervo de cardápios e menus como fonte de informação

A Rede de Bibliotecas do Senac SC iniciou o processo de criação da Cardapioteca – um acervo de cardápios de

Festival online apresenta possibilidades de uso gastronômico da uvaia
Data: 14/06/2021 Tempo: 02min Categoria: Cidade Criativa

Festival online apresenta possibilidades de uso gastronômico da uvaia

Em comemoração ao Dia Mundial da Gastronomia Sustentável, em 18 de junho, um festival online vai trazer receitas com

Observatório Indica
Data: 11/06/2021 Tempo: 04min Categoria: Atualidade

Observatório Indica

Toda semana uma seleção de conteúdo cultural, técnico e/ou científico sobre o universo da Gastronomia e