Data: 20/07/2021 Tempo: 04min de leitura Categoria: Evento Visualizações: 113 visualizações
Por: ONU

A Pré-Cúpula dos Sistemas Alimentares da Organização das Nações Unidas (Pre-Summit of the UN Food Systems Summit) definirá o cenário para o evento global culminante em setembro – a Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU – reunindo diversos atores de todo o mundo para alavancar o poder dos sistemas alimentares para gerar progresso em todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Organizada pelo Governo da Itália, a Pré-Cúpula acontecerá em Roma de 26 a 28 de julho de 2021. O evento, que está aberto a todos os que desejam participar, terá um formato híbrido, com um componente presencial complementado por um vasto programa e plataforma virtual. Por meio da Pré-Cúpula, a Cúpula dos Sistemas Alimentares da ONU reafirmará seu compromisso de promover os direitos humanos para todos e garantir que os grupos mais marginalizados tenham a oportunidade de participar, contribuir e se beneficiar do processo da Cúpula.

Sob a liderança do Secretário-Geral da ONU António Guterres, a Pré-Cúpula é uma “Cúpula dos Povos” que reunirá jovens, agricultores, povos indígenas, sociedade civil, pesquisadores, setor privado, líderes políticos e ministros da agricultura, meio ambiente, saúde, nutrição e finanças, entre outros participantes. O evento tem como objetivo apresentar as mais recentes abordagens científicas baseadas em evidências para a transformação dos sistemas alimentares de todo o mundo, lançar um conjunto de novos compromissos por meio de coalizões de ação e mobilizar novos financiamentos e parcerias. Tudo isso será alcançado promovendo o engajamento diversificado de todos os quadrantes para descobrir a mais ampla gama de soluções e ter o máximo impacto, juntos.

Desde o ano passado, a Cúpula tem hospedado reuniões online regulares, fóruns públicos e pesquisas organizadas em torno dos cinco caminhos de ação da Cúpula para garantir a mais ampla gama possível de perspectivas e ideias para desenvolver sistemas alimentares que atendam a todos. A Cúpula consolidará tudo o que ouviu e os Estados Membros e atores em todo o mundo começarão a se concentrar em como operacionalizar as melhores ideias e compromissos para fechar lacunas e aumentar a ambição de alcançar os ODS até 2030. A Pré-Cúpula fará um balanço dos progressos alcançados nesse processo, lançando as bases para uma ambiciosa e produtiva Cúpula dos Sistemas Alimentares da ONU, que acontecerá em setembro junto com a Assembleia Geral da ONU em Nova York.

Visão de Sucesso

Dentro de seu objetivo mais amplo de acelerar a transformação dos sistemas alimentares, a Pré-Cúpula visa:

  • Reunir as melhores ideias de todas as estruturas da Cúpula, ao mesmo tempo que identifica as prioridades e destila uma visão comum que estará no cerne da declaração de ação do Secretário-Geral da ONU na Cúpula.
  • Servir como um momento de compromisso para que governos, empresas, sociedade civil e outros participantes anunciem novos compromissos para apoiar a transformação de sistemas alimentares e soluções avançadas de mudança de jogo por meio da colaboração de várias partes interessadas.
  • Fornecer aos Chefes de Estado e outros líderes públicos e privados a oportunidade de apresentar e promover seus compromissos de ação, definir um tom de liderança e ambição ousada e inspirar o engajamento de muitos outros antes da Cúpula.
  • Promover um discurso e narrativa global que coloque os sistemas alimentares no centro dos esforços globais para alcançar os ODS, com amplo envolvimento virtual e uma campanha coordenada de defesa e comunicação em todas as regiões do mundo. Este discurso destacará a importância dos sistemas alimentares para o progresso no clima, financiamento do desenvolvimento, saúde, direitos humanos e outras prioridades globais.
  • Promover um senso de comunidade reunindo países, partes interessadas e constituintes em todas as partes dos sistemas alimentares de todas as partes do mundo.
  • Mobilizar investimentos públicos e privados para impulsionar a transformação dos sistemas alimentares e priorizar soluções revolucionárias.

O que é o Pré-Summit?

Anunciada originalmente em 16 de outubro de 2019 pelo Secretário-Geral da ONU António Guterres, a Cúpula dos Sistemas Alimentares da ONU, incluindo uma Pré-Cúpula, foi concebida após conversas com a liderança conjunta das três agências das Nações Unidas com sede em Roma – a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Programa Alimentar Mundial (PAM) – no Fórum Político de Alto Nível em julho de 2019. Antes da Cúpula dos Sistemas Alimentares da ONU, que acontecerá em setembro de 2021 em Nova York, o Governo da Itália está hospedando a Pré-Cúpula em Roma de 26 a 28 de julho de 2021. O evento consolidará o progresso alcançado por meio do amplo processo da Cúpula de engajamento público diversificado, consultas e coleta de dados que começou em 2020, preparando o terreno para um trabalho ambicioso e produtivo Cimeira em setembro.

O evento reunirá jovens, agricultores, povos indígenas, sociedade civil, pesquisadores, setor privado, líderes políticos e ministros da agricultura, meio ambiente, saúde, nutrição e finanças, entre outros atores. O encontro de três dias tem como objetivo apresentar as mais recentes abordagens científicas e baseadas em evidências de todo o mundo, lançar um conjunto de novos compromissos por meio de coalizões de ação e mobilizar novos financiamentos e parcerias.

Registre-se para assistir a eventos, fazer perguntas, fazer comentários, interagir com outros participantes e muito mais!

Link para inscrição: clique aqui

Programação (em inglês)


Fonte: Nações Unidas (tradução nossa)

Também pode
te interessar:

Sistemas alimentares urbanos: desafios e oportunidades
Data: 27/07/2021 Tempo: 03min Categoria: Opinião

Sistemas alimentares urbanos: desafios e oportunidades

Atualmente mais da metade da população mundial vive em áreas urbanas e até 2050 espera-se que essa fatia chegue a 75%

Mel de Melato de Bracatinga recebe Indicação Geográfica
Data: 22/07/2021 Tempo: 07min Categoria: Cadeia Produtiva

Mel de Melato de Bracatinga recebe Indicação Geográfica

Santa Catarina conquistou nesta terça-feira, 20, a Indicação Geográfica (IG) do Mel de Melato da Bracatinga na

Charcutaria de Florianópolis inova na produção de embutidos com produtos locais e orgânicos
Data: 21/07/2021 Tempo: 04min Categoria: Gastronomia

Charcutaria de Florianópolis inova na produção de embutidos com produtos locais e orgânicos

Mais famosa pelos restaurantes de frutos do mar, a rota gastronômica da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, guarda