Data: 01/04/2021 Tempo: 02min de leitura Categoria: Cidade Criativa Visualizações: 245 visualizações
Por: Observatório da Gastronomia

Estão abertas as inscrições para candidaturas à Rede de Cidades Criativas da Unesco. Podem se candidatar cidades de todos os Estados-membros e membros associados da Unesco. As cidades têm até o dia 30 de junho de 2021 para envio das informações via formulário oficial.

A Rede de Cidades Criativas da Unesco (Unesco Creative Cities Network – UCCN, na sigla em inglês), foi criada em 2004 como meio de promoção da cooperação internacional entre cidades que investem na criatividade e na cultura como propulsoras do desenvolvimento urbano sustentável, atreladas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas – sobretudo o ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis.

Hoje, são 246 cidades membros de mais de 80 países que compõem a UCCN, subdivididas em sete campos criativos, onde devem focar suas ações, estratégias e políticas públicas: Artesanato e Arte Popular, Artes Midiáticas, Cinema, Design, Gastronomia, Literatura e Música. No Brasil, atualmente, há dez cidades que fazem parte da UCCN, entre elas estão Florianópolis/SC, Belém/PA, Paraty/RJ e Belo Horizonte/MG no campo criativo da Gastronomia.

Quais benefícios de participar da UCCN?

As cidades-membro se beneficiam da troca de experiência e colaboração entre si. Na gastronomia, por exemplo, são 36 cidades que planejam e executam ações dentro deste campo criativo com o objetivo do desenvolvimento urbano sustentável de sua localidade. As práticas são disseminadas em reuniões, encontros e relatórios, podendo ser replicadas dentro da realidade de cada local.

A chancela da Unesco traz visibilidade local, nacional e internacional, atraindo a classe criativa, stakeholders, governo e agências de fundo e desenvolvimento para fortalecimento do setor cultural e criativo, através da geração de emprego e renda. O programa da Unesco objetiva, também, impulsionar o turismo e preservar, resgatar e disseminar o patrimônio cultural dessas localidades, fortalecendo e/ou instigando o senso de coletividade dos cidadãos e sua identificação com a vocação do local.

Para saber mais sobre as ações realizadas pelas Cidades Criativas da Gastronomia no Brasil, acesse os Relatórios Quadrienais.

====

Para conhecer mais sobre a Rede de Cidades Criativas e as diretrizes para Candidatura 2021, acesse os documentos abaixo:

Declaração de missão da UCCN

Diretrizes para candidatura 2021

Formulário de Inscrição 2021

por, Nathália Bernardinetti – Analista de Projetos Senac/SC

Também pode
te interessar:

Iniciada a safra do pinhão, com expectativa de aumento da produção
Data: 13/04/2021 Tempo: 04min Categoria: Cadeia Produtiva

Iniciada a safra do pinhão, com expectativa de aumento da produção

Iniciada a safra de pinhão em Santa Catarina, a expectativa é de aumento da produção em comparação ao ano passado.

O fast-food do século XVIII
Data: 08/04/2021 Tempo: 02min Categoria: Alimentação

O fast-food do século XVIII

Temos uma memória muito curta, e o mau hábito de não valorizar a sabedoria ancestral ao aceitar, sem avaliar, o que

Iniciativa seleciona roteiros para o Projeto Experiências do Brasil Rural
Data: 26/03/2021 Tempo: 03min Categoria: Cadeia Produtiva

Iniciativa seleciona roteiros para o Projeto Experiências do Brasil Rural

A princípio serão selecionados roteiros turísticos pertencentes às cadeias agroalimentares do queijo, do vinho, da