Data: 18/02/2022 Tempo: 02min de leitura Categoria: Cadeia Produtiva Visualizações: 122 visualizações
Por: Observatório da Gastronomia

A comida tornou-se um dos itens que compõem de forma significativa o estilo de vida da sociedade contemporânea. O ato de alimentar-se envolve aspectos além da nutrição, como as questões sensoriais, sociais, culturais, econômicas e ambientais. Com isso, a presença de louças de cerâmica artesanal vem aumentando nos serviços de restaurantes de Florianópolis.

Tendo em vista a aproximação entre o design cerâmico artesanal e a gastronomia, sendo esta expressa pela estética de imagens fotográficas de preparações empratadas, o Projeto de Pesquisa “Arte na Gastronomia: o uso de peças em cerâmica artesanal enriquece a experiência à mesa?”, coordenado pela professora Flavia Baratieri Losso, do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Florianópolis (IFSC), visa analisar qual é o impacto destes utilitários na percepção da experiência vivenciada à mesa. 

A pesquisa é caracterizada como exploratória e qualitativa, fazendo uso de metodologia de análise de imagens adaptada em categorias e subcategorias que reflitam o interesse desse estudo.

Cerâmica artesanal utilitária – Crédito: Ed Andrade

O Projeto “Arte na Gastronomia”, vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Gastronomia (NEG/IFSC), tem entre seus objetivos, o aprofundamento no conhecimento das técnicas e dos conceitos envolvidos na produção de utilitários cerâmicos artesanais, compreender a sua relação com o design de produto e a identidade cultural local e identificar o design cerâmico artesanal utilizado em restaurantes de Florianópolis, desenvolver produções gastronômicas contemporâneas e realizar sessão fotográfica das produções em cerâmica branca industrial e cerâmica artesanal, além disso, também objetiva averiguar a influência do uso da cerâmica artesanal na percepção da experiência vivenciada à mesa via a análise de imagens.

Alguns ceramistas ou ateliês da região já contribuíram com a pesquisa por meio de entrevistas semi estruturadas presenciais ou virtuais: Duas Cerâmicas, Lika Takahashi, Nu Atelier (O Atelier do Futuro), Cerâmica Lievore, Casa da Armação, Cais Ateliê de Cerâmica, N’Art e Elzinha Oliveira Cerâmica.

Cerâmica artesanal utilitária – Crédito: Ed Andrade

O estudo está reunindo referências sobre design de produto, cerâmica artesanal, cerâmica utilitária de mesa e estética na gastronomia, o que será uma importante contribuição para estudos futuros que queiram discorrer sobre aspectos que relacionam a história, a arte e a mesa, por exemplo. Além de novas pesquisas que visem discutir a temática dos ritos, rituais e serviços à mesa.

Como parte da pesquisa, foi elaborado um questionário para analisar a experiência à mesa de acordo com o uso de cerâmica branca ou artesanal no serviço de restaurantes. As respostas são anônimas e contam com imagens para análise da percepção da experiência. Colabore com a pesquisa respondendo o formulário neste link.

Fonte: Divulgação

Também pode
te interessar:

Feira do Mel de Santa Catarina terá vendas online e no centro de Florianópolis
Data: 11/05/2022 Tempo: 09min Categoria: Cadeia Produtiva

Feira do Mel de Santa Catarina terá vendas online e no centro de Florianópolis

O Largo da Alfândega, em Florianópolis, vai receber 19 produtores de mel de todo o estado de Santa Catarina de 11 a 14

Inscrições abertas para Concurso Gastronômico Enchefs SC 2022
Data: 09/05/2022 Tempo: 03min Categoria: Gastronomia

Inscrições abertas para Concurso Gastronômico Enchefs SC 2022

Santa Catarina realizará, pela segunda vez, a etapa estadual do Festival Enchefs, evento que indica representantes para

Publicação reúne receitas novas e tradicionais tendo o butiá como protagonista
Data: 02/05/2022 Tempo: 02min Categoria: Cadeia Produtiva

Publicação reúne receitas novas e tradicionais tendo o butiá como protagonista

O livro “Butiá para todos os gostos”, publicado pela Embrapa Clima Temperado, reúne 141 receitas tendo o butiá