Data: 03/06/2019 Tempo: 02min de leitura Categoria: Formação Visualizações: 55 visualizações
Por: Observatório da Gastronomia

Desde a semana passada uma turma de permissionários do Mercado de Carne Francisco Bolonha, no Complexo do Ver-o-Peso, se prepara para integrar o “Circuito Gastronômico – Mercado Criativo”, que vai percorrer diversos mercados da cidade. Habilidades básicas em gastronomia, planejamento e elaboração de receitas, assim como excelência em atendimento, fazem parte da preparação.

O evento “Circuito Gastronômico – Mercado Criativo” ocorrerá no próximo sábado, 1 de junho, no Mercado de Carne, com participação dos permissionários e chefs convidados. O projeto conta ainda com apresentações de artistas paraenses durante o evento.

Preparação – No último dia 22, os permissionários participaram de capacitação oferecida pelo Portal do Trabalhador, com o curso sobre excelência em atendimento. Esta semana, o treinamento prático tem por objetivo aperfeiçoar técnicas de manipulação de alimentos. As aulas começaram na segunda-feira, 27, e se estendem até quarta-feira, 29.

As oficinas ocorrem na Universidade da Amazônia (Unama) e tem como objetivo ensinar a manipulação correta dos alimentos, seguindo normas nacionais e regras de higiene, além de esclarecer dúvidas quanto ao assunto.

Quem ministra a oficina é a professora mestra Yamila Alves, com a colaboração de alunos do curso de nutrição da Unama. “Nosso foco é explicar sobre o controle sanitário nas preparações”, disse Yamila.

“Trouxemos algumas perguntas para eles: se eles usam toucas e luvas enquanto preparam o alimento, se falam muito ao longo do processo, se lavam as verduras com a água sanitária. Perguntas voltadas para as questões de higiene”, explicou Rhaissa Ferreira, aluna do terceiro semestre do curso.

“Para nós esse tipo de curso é muito legal. Venho nos próximos dias para aprender ainda mais”, revelou Márcia Cristina, permissionária no Mercado de Carne. “Quero mostrar um bom trabalho, com os alimentos que eu preparo sendo feitos com o que eu aprender aqui e vendendo bastante no evento”, acrescentou a comerciante.

O Projeto – O projeto Circuito Gastronômico, realizado pela Prefeitura de Belém por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), faz parte da agenda Belém Cidade Criativa da Gastronomia.

Em 2015, Belém recebeu o título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Desde então, a capital paraense tornou-se referência mundial em gastronomia, passando a integrar uma rede de cidades que buscam desenvolvimento de maneira sustentável e de modo socialmente justo.

“Este circuito vem sendo realizado para incentivar a economia criativa gastronômica em Belém, incentivando o turismo gastronômico e integrando o agricultor que produz os alimentos àqueles que utilizam desses sabores para compor pratos que reforçam culinária amazônica. E isso passa tanto pelas boieiras do Ver-o-Peso, como também por chefs renomados da culinária regional”, destaca Claudia Sadalla, diretora de negócios da Codem e ponto focal da Unesco em Belém.

Serviço – “Circuito Gastronômico – Mercado Criativo”. Sábado, 1 de junho, no Mercado de Carne Francisco Bolonha, das  9h às 18h.

Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Texto: Isabela Quirino

Também pode
te interessar:

Festival Brasil Sabor 2021 inova em formato híbrido
Data: 28/04/2021 Tempo: 01min Categoria: Gastronomia

Festival Brasil Sabor 2021 inova em formato híbrido

O Festival Brasil Sabor chega à sua 15a edição adaptando-se à realidade da pandemia, os pratos poderão ser servidos

Originária do Brasil, a mandioca é celebrada como alimento do século XXI
Data: 22/04/2021 Tempo: 02min Categoria: Gastronomia

Originária do Brasil, a mandioca é celebrada como alimento do século XXI

22 de abril – Dia Nacional da Mandioca Aipim, macaxeira, maniva, mandioca-brava, mandioca-mansa, mandioca-doce,

Iniciada a safra do pinhão, com expectativa de aumento da produção
Data: 13/04/2021 Tempo: 04min Categoria: Cadeia Produtiva

Iniciada a safra do pinhão, com expectativa de aumento da produção

Iniciada a safra de pinhão em Santa Catarina, a expectativa é de aumento da produção em comparação ao ano passado.