Data: 15/05/2020 Tempo: 02min de leitura Categoria: Alimentação Visualizações: 136 visualizações
Por: Observatório da Gastronomia

“50 Hortaliças”, “Manual de Produção de Hortaliças Tradicionais”, “Plantas Aromáticas e Condimentares” e “Produção de Hortaliças para a Agricultura Familiar” são alguns dos títulos que estão disponíveis para downloads até 07 de junho de 2020 no site www.embrapa.br/baixe-livros-gratis.

Essa é mais uma iniciativa da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) no sentido de contribuir para amenizar as restrições impostas pelo isolamento social, a exemplo do curso, em andamento, sobre “Hortas em Pequenos Espaços” –  disponibilizar os títulos mais procurados no catálogo de publicações sobre hortaliças constitui mais uma dessas ações com esse objetivo.

“A ideia é continuar na proposta de auxiliar as pessoas que têm interesse nesses temas a acessar, de maneira rápida e prática, os conhecimentos dispostos nesses livros”, assinala o analista Henrique Carvalho, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia (TT) da Embrapa Hortaliças, que também recomenda aos possíveis interessados a não perderem tempo.

“Os livros ficarão disponíveis para download por um período de trinta dias e, após esse período, o acesso só será possível com a aquisição desses exemplares no site www.embrapa.br/livraria”.

Carvalho acrescenta que, além dos livros gratuitos por tempo limitado, o site que permite a respectiva reprodução também vai mostrar todos os títulos produzidos pela Embrapa Hortaliças cujos conteúdos foram disponibilizados gratuitamente, entre eles “Hortas em Pequenos Espaços” e diversos livros da Coleção Plantar.

50 HORTALIÇAS

Diante da necessidade de limitar as idas aos supermercados, a questão da perecibilidade das hortaliças assumiu maior relevância nesses tempos atuais. Tendo em vista essa realidade, a publicação “50 Hortaliças – Como Comprar, Conservar e Consumir”, produzido pela pesquisadora Milza Lana, da área de Pós-Colheita, representa uma boa fonte de informações para esclarecer dúvidas a respeito desses alimentos.

Além do livro, o tema é abordado no site “Hortaliça Não é Só Salada”, disponibilizado no portal da Embrapa Hortaliças. Dividido em seções, em cada uma delas são descritos os passos relacionados a esses três aspectos – como comprar, como conservar e como consumir.

A seção COMO COMPRAR ensina como identificar as hortaliças de boa qualidade a partir de sua aparência, sem precisar quebrar ou apertar para saber se o produto está bom para consumo. No item COMO CONSERVAR é descrita a melhor maneira de aproveitar melhor a geladeira e o congelador para preservar a qualidade de cada hortaliça e evitar desperdícios.

Já na seção COMO CONSUMIR, que traz interessantes receitas para todas as refeições, são feitas recomendações para higienizar corretamente as hortaliças (especialmente aquelas consumidas cruas), com informações sobre como preparar cada uma delas, de modo a preservar características como sabor, coloração, textura e valor nutricional.

FONTE: Embrapa

Também pode
te interessar:

Produtores catarinenses recebem Selo Arte em mel silvestre e melato de bracatinga
Data: 19/10/2021 Tempo: 03min Categoria: Cadeia Produtiva

Produtores catarinenses recebem Selo Arte em mel silvestre e melato de bracatinga

Em atividade desde 1983, o apiário São Braz recebeu o Selo Arte para dois de seus produtos. Desta forma, está apto a

Observatório Indica
Data: 15/10/2021 Tempo: 17min Categoria: Atualidade

Observatório Indica

Uma seleção de conteúdo cultural, técnico e/ou científico sobre o universo da Gastronomia e Alimentação Seleção

Festival Enchefs: conheça os selecionados na etapa catarinense
Data: 05/10/2021 Tempo: 01min Categoria: Gastronomia

Festival Enchefs: conheça os selecionados na etapa catarinense

Entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro, a cozinha da Faculdade Senac Florianópolis foi o palco da maior disputa