Data: 20/05/2018 Tempo: 07min de leitura Categoria: Alimentação Visualizações: 38 visualizações
Por: Observatório da Gastronomia

Uma das maiores riquezas de Santa Catarina é a sua diversidade, expressa na economia- que abarca do agronegócio no Oeste à indústria metal-mecânica no Norte, no mosaico de nacionalidades- onde pelo menos 50 etnias formam a cultura catarinense, e claro, na variada gastronomia, um dos motores do nosso potencial turístico. E foi justamente essa pluralidade que colocou Florianópolis no calendário internacional, com a conquista do título ‘Cidade Unesco da Gastronomia’. Desde 2015, a Capital integra um seleto grupo da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, que reconhece e apoia a criatividade como estratégia impulsionadora do desenvolvimento socioeconômico.

Representante dos empresários do turismo em Santa Catarina, o Sistema Fecomércio SC/Sesc/Senac vem trabalhando arduamente para fomentar e qualificar o setor turístico-gastronômico local a partir do empoderamento dos seus atores.

Além de formar profissionais na área de gastronomia, por meio de cursos de qualificação profissional, técnica e graduação, o Senac atua também com atendimento corporativo na área e busca estimular projetos de desenvolvimento turístico e gastronômico. O portfólio de cursos oferecidos na área de gastronomia abrange 39 cursos, entre os quais estão o curso superior de Tecnologia em Gastronomia, Técnico em Cozinha, Cozinheiro, Confeiteiro, além de uma gama de aperfeiçoamentos e workshops. Também são contemplados cursos com foco em serviços, como maitre, sommelier e garçom.

O Sistema conta ainda com parcerias técnicas na realização de diversos eventos, feiras, projetos e consultorias para a consolidação da identidade cultural e gastronômica de Santa Catarina.

Litoral

Santa Catarina tem uma das fazendas marinhas mais produtivas do Brasil e responde por95% de todos os moluscos consumidos no Brasil. Pensando nisso, o time de professores do Senac prestou apoio técnico para a Epagri na realização do projeto de Análise Sensorial das Ostras para o identificar as características diferenciadas dos moluscos em relação àqueles produzidos em outras regiões do país. O Senac também marca presença na tradicional Fenaostra: na 16ª edição do evento, realizada em 2015, o Senac conquistou a segundacolocação no Concurso de Gastronomia, organizado pelo Grupo Gestor do Programa Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia, e os professores realizaram oficinas para dar visibilidade ao Programa.

Outra iniciativa que aguça o paladar dos catarinenses é o Festival Brasil Sabor, organizado pela Abrasel em todo o Brasil. Em Santa Catarina, o Senac é parceiro nas ações relacionadas à arena gastronômica, com aulas shows e palestras.

No ano passado, o Senac também esteve presente no Encatho – Encontro Catarinense de Hoteleiros com equipe de professores e alunos, que realizaram menus degustação e exibição de vídeos pedagógicos com o passo a passo das receitas degustadas.

Em parceria com o Sebraetec, a entidade realizou a consultoria do Programa Alimento Seguro em diversos estabelecimentos de gastronomia, destacando-se o Projeto PAS – Food Truck, que já certificou 15 Food Trucks e 14 estão em implementação. Essa ação permite maior competitividade de mercado e a geração de diferencial competitivo através da segurança alimentar.

Além da participação em eventos externos, a turma do curso de Cozinheiro de Faculdade Senac em Florianópolis também promoveu o 1º Encontro Gastronômico Senac Florianópolis para proporcionar uma refinada experiência gastronômica aos clientes da Faculdade.

E para quem estiver de passagem por Florianópolis ou quiser desfrutar um dia em meio a natureza, o Hotel do Sesc em Cacupé atrai a atenção pela sua completa infraestrutura e opções de lazer em uma privilegiada localização de frente para o mar.

Oeste e Serra

A terra do agronegócio e do turismo de eventos é palco de diversos cursos e atividades para consolidar a gastronomia local. Em Chapecó, o Senac, por meio do Sebraetec, oferece consultoria para o fortalecimento dos bares e restaurantes da região Oeste. São realizadas diversas capacitações sobre boas práticas de manipulação de alimentos e workshop de clínica de atendimento.

Com palestras e workshops, o Senac foi um dos apoiadores do 1º Festival Gastronômico do Oeste, realizado em agosto de 2015 em diversas cidades. O intuito do evento é fortalecer agastronomia regional e promover a valorização das potencialidades e talentos locais.

Uma importante ação de responsabilidade social é o atendimento da Unidade móvel de Gastronomia do Senac na Penitenciária Agrícola de Chapecó para ofertar de cursos aos detentos nas áreas de confeitaria, molhos e carnes, além de auxiliar de cozinha.

O carro-chefe da região, a carne suína, é tema de Concurso de Gastronomia em parceria com a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) em agosto deste ano. A participação do Senac será na parte organizacional, na disponibilização do espaço físico para a realização das provas (cozinha pedagógica) e com o envolvimento de profissionais da área.

A cidade de Concórdia também sediou o Festival Gastronômico de Concórdia, envolvendo alunos do Senac e a Associação Catarinense de Foodtrucks. As unidades de Xanxerê e da cidade vizinha participam da organização de outro evento de foodtrucks, desta vez em parceria com um supermercadista que inaugurou há pouco tempo uma estrutura comercial na cidade.

Em anos passados, o Senac em Concórdia esteve à frente da área de gastronomia da EXPO Concórdia, que atrai mais de 60 mil pessoas em dez dias de exposição. Em 2016, a Unidade do Senac em Concórdia foi convidada para coordenar a área de gastronomia da FEMIX, que será realizada em setembro, desenvolvendo um trabalho com os empresários locais sobre padrões de boas práticas de manipulação.

No quesito hospitalidade, o Sesc Pousada Rural em Lages oferece uma rica programação que inclui gastronomia local, sala de jogos, brinquedoteca, além de atividades guiadas por recreadores especializados em uma cenário cercado de muito verde. Recentemente, foi premiado pela TripAdvisor, maior site de viagens do mundo, com o “Travellers’ Choice Awards 2016”, concedido pelo portal, com base nos comentários e opiniões dos hóspedes.

Norte

A Unidade móvel de Panificação e Açougue do Senac não poderia ficar de fora da Exposuper, feira e convenção do setor supermercadista que reúne centenas de expositores e cerca de 35 mil visitantes em Joinville.

O Senac também integra a câmara de gastronomia de entidade empresarial em Joinville, em conjunto com 21 restaurantes. Na cidade polo da região Norte também é disponibilizado o Sebraetec, programa para fomentar micro e pequenas empresas, onde o Senac atua como um dos prestadores de serviços nas áreas de tecnologia da informação, inovação, design, qualidade e sustentabilidade.

Vale do Itajaí

Quando se fala em Vale do Itajaí e Blumenau impossível não vir à mente a imagem de uma caneca de chope gelada. Maior festa da cerveja fora da Alemanha, a Oktoberfest somou números expressivos na última edição: público estimado de 500 mil pessoas, venda de quase 600 mil litros de chope e 340 mil pratos, com 80 opções no cardápio, e lucro de R$ 1,8 milhão.

Senac Restaurante-Escola participa com um stand temático e possibilita aos alunos a vivência em grandes eventos. Em 2015, todo o cardápio da festa foi reformulado com consultoria da entidade. Nos mesmos moldes da Oktober, o Senac também participa do Festival Brasileiro da Cerveja, considerado o maior da América Latina.

Recém- lançada em Santa Catarina, a Rota Turística Vale da Cerveja, no Vale Europeu, pretende fortalecer o mercado cervejeiro da região oferecendo roteiros pelas principais cervejarias do país. O Senac ofereceu consultoria e desenvolveu uma metodologia específica para construção dos roteiros, envolvendo representantes de toda a cadeia produtiva da cerveja da região.

Outros três eventos fortes na região mostram a atuação do Sistema Fecomércio na capacitação dos trabalhadores. O Senac integra o staff do SC Gourmet – principal feira do segmento no Estado- com a arena gastronômica, onde são oferecidas aulas-show com a participação de professores de diversas regiões do estado. A festa germânica Schützenfest, realizada em Jaraguá do Sul, recebeu a consultoria técnica do Senac para agregar melhorias na organização, desde readaptação de cardápios até a capacitação dos comerciantes.

Já o evento interno Sabores Senac contou com a participação de produtores e empreendedores locais, entre eles a Eisenbahn e Laticínios Pomerode, Lapoli (cervejeiro da região), Massas da Mamá, Embutidos Olho (linguiça Blumenau) e Nugali chocolates.

Quem pretende estender a estadia pode ainda se hospedar no hotel Sesc Blumenau, que possui centro de eventos, playground, brinquedoteca, sala de jogos e fitness, recreação, restaurante e lanchonete com cardápio variado.

Artigo originalmente publicado na revista Turismo em Pauta

Fonte: Fecomércio SC (16/05/2018)

Também pode
te interessar:

Festival Brasil Sabor 2021 inova em formato híbrido
Data: 28/04/2021 Tempo: 01min Categoria: Gastronomia

Festival Brasil Sabor 2021 inova em formato híbrido

O Festival Brasil Sabor chega à sua 15a edição adaptando-se à realidade da pandemia, os pratos poderão ser servidos

Originária do Brasil, a mandioca é celebrada como alimento do século XXI
Data: 22/04/2021 Tempo: 02min Categoria: Gastronomia

Originária do Brasil, a mandioca é celebrada como alimento do século XXI

22 de abril – Dia Nacional da Mandioca Aipim, macaxeira, maniva, mandioca-brava, mandioca-mansa, mandioca-doce,

Iniciada a safra do pinhão, com expectativa de aumento da produção
Data: 13/04/2021 Tempo: 04min Categoria: Cadeia Produtiva

Iniciada a safra do pinhão, com expectativa de aumento da produção

Iniciada a safra de pinhão em Santa Catarina, a expectativa é de aumento da produção em comparação ao ano passado.