Data: 09/06/2020 Tempo: 03min de leitura Categoria: Atualidade Visualizações: 94 visualizações
Por: Observatório da Gastronomia

Estão abertas as inscrições para o I Webinário do Alere, que irá ocorrer entre os dias 15 e 17 de junho. Com a temática ‘Alimentação: Práticas Alimentares, Identidades e os Territórios do Comer’, o intuito do evento é conectar a comunidade acadêmica nacional e internacional para tratar sobre alimentação pelo viés da História, Antropologia e Gastronomia. As inscrições podem ser feitas aqui, até o dia 15 de junho. Haverá certificação.

Idealizado pelos membros do Grupo de Pesquisa do Alere – Grupo de Pesquisa da História do Abastecimento e da Alimentação na Amazônia (UFPA), o Webinário pretende viabilizar trocas de saberes e conhecimento entre alunos, professores, pesquisadores nacionais e internacionais sobre questões da alimentação pela perspectiva de áreas diversas. O evento irá contar com palestras, simpósios temáticos e mesas-redondas que ocorrerão em plataformas digitais e redes sociais.

“A temática da alimentação é extremamente importante para a nossa região e hoje conta com uma adesão significativa de pesquisadores voltados para a discussão do tema, com trabalhos em várias perspectivas. Dessa forma, o evento irá trazer debates e trabalhos que discutam a História da Alimentação em muitas concepções e âmbitos”, afirma a professora Sidiana Macêdo, coordenadora do Grupo Alere.

O evento é voltado a pesquisadores e a estudiosos da temática, além de alunos e de professores interessados no assunto. Como será realizado de forma completamente on-line, a praticidade contribui para a participação de convidados internacionais e de outros estados do país que irão proporcionar maior reflexão e contribuição para as atividades que estão prevista no Webinário.

“Toda a programação surge como uma necessidade de estabelecer conexões e debates ricos entre todos os que irão participar e apresentar trabalhos. E, mesmo sem as atividades presenciais, é uma forma de produzir saberes e conhecimentos. Além de termos entre os convidados professores da Venezuela e do Rio Grande do Sul,  uma realidade que talvez não pudesse acontecer se o evento fosse presencial”, pontua a professora Sidiana Macêdo.

Inscrição – As inscrições para participante e ouvinte podem ser feitas até o dia 15 de junho, por meio do preenchimento do formulário on-line. Para quem deseja participar apresentando trabalhos, há uma taxa de R$20,00 (vinte reais). Contudo alunos que têm auxílios e estão em situação de vulnerabilidade têm gratuidade. Os trabalhos devem estar dentro do tema proposto no evento e a submissão deve ser feita até 13 de junho.

Todos os inscritos como participante e ouvintes receberão certificados desde que participem de, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) da programação. A programação ficará disponível para todos, porém não terá certificado.

Grupo de Pesquisa do Alere – O grupo de pesquisa é voltado para discussões sobre os temas relacionados à História da Alimentação e do Abastecimento na Amazônia, no âmbito acadêmico. É o primeiro grupo de pesquisa sobre a temática da História da Alimentação na Região Norte e atua, desde 2016, vinculado à UFPA e certificado pelo CNPq.  É coordenado pelos professors Sidiana Ferreira de Macêdo (Faculdade de História/Campus de Ananindeua) e Carlos Dias Jr. (Faculdade de Letras/Campus Guamá). Entre os participantes, estão profissionais e alunos da Universidade e de outras instituições.

O Alere funciona por meio de reuniões mensais, durante as quais há discussões de textos acadêmicos e criação e organização de eventos acadêmicos que viabilizem trocas de conhecimento e saberes.

Serviço:

I Webinário do Alere. Alimentação: Práticas Alimentares, Identidades e os Territórios do Comer.

Data: de 15 a 17 de junho de 2020

Horário: pela manhã

Local: Instagram e plataformas digitais

Mais informações no Facebook ou Instagram

Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA

Fonte: UFPA

Também pode
te interessar:

Cardapioteca – acervo de cardápios e menus como fonte de informação
Data: 15/06/2021 Tempo: 01min Categoria: Formação

Cardapioteca – acervo de cardápios e menus como fonte de informação

A Rede de Bibliotecas do Senac SC iniciou o processo de criação da Cardapioteca – um acervo de cardápios de

Festival online apresenta possibilidades de uso gastronômico da uvaia
Data: 14/06/2021 Tempo: 02min Categoria: Cidade Criativa

Festival online apresenta possibilidades de uso gastronômico da uvaia

Em comemoração ao Dia Mundial da Gastronomia Sustentável, em 18 de junho, um festival online vai trazer receitas com

Observatório Indica
Data: 11/06/2021 Tempo: 04min Categoria: Atualidade

Observatório Indica

Toda semana uma seleção de conteúdo cultural, técnico e/ou científico sobre o universo da Gastronomia e