Data: 09/06/2020 Tempo: 03min de leitura Categoria: Atualidade Visualizações: 166 visualizações
Por: Observatório da Gastronomia

Estão abertas as inscrições para o I Webinário do Alere, que irá ocorrer entre os dias 15 e 17 de junho. Com a temática ‘Alimentação: Práticas Alimentares, Identidades e os Territórios do Comer’, o intuito do evento é conectar a comunidade acadêmica nacional e internacional para tratar sobre alimentação pelo viés da História, Antropologia e Gastronomia. As inscrições podem ser feitas aqui, até o dia 15 de junho. Haverá certificação.

Idealizado pelos membros do Grupo de Pesquisa do Alere – Grupo de Pesquisa da História do Abastecimento e da Alimentação na Amazônia (UFPA), o Webinário pretende viabilizar trocas de saberes e conhecimento entre alunos, professores, pesquisadores nacionais e internacionais sobre questões da alimentação pela perspectiva de áreas diversas. O evento irá contar com palestras, simpósios temáticos e mesas-redondas que ocorrerão em plataformas digitais e redes sociais.

“A temática da alimentação é extremamente importante para a nossa região e hoje conta com uma adesão significativa de pesquisadores voltados para a discussão do tema, com trabalhos em várias perspectivas. Dessa forma, o evento irá trazer debates e trabalhos que discutam a História da Alimentação em muitas concepções e âmbitos”, afirma a professora Sidiana Macêdo, coordenadora do Grupo Alere.

O evento é voltado a pesquisadores e a estudiosos da temática, além de alunos e de professores interessados no assunto. Como será realizado de forma completamente on-line, a praticidade contribui para a participação de convidados internacionais e de outros estados do país que irão proporcionar maior reflexão e contribuição para as atividades que estão prevista no Webinário.

“Toda a programação surge como uma necessidade de estabelecer conexões e debates ricos entre todos os que irão participar e apresentar trabalhos. E, mesmo sem as atividades presenciais, é uma forma de produzir saberes e conhecimentos. Além de termos entre os convidados professores da Venezuela e do Rio Grande do Sul,  uma realidade que talvez não pudesse acontecer se o evento fosse presencial”, pontua a professora Sidiana Macêdo.

Inscrição – As inscrições para participante e ouvinte podem ser feitas até o dia 15 de junho, por meio do preenchimento do formulário on-line. Para quem deseja participar apresentando trabalhos, há uma taxa de R$20,00 (vinte reais). Contudo alunos que têm auxílios e estão em situação de vulnerabilidade têm gratuidade. Os trabalhos devem estar dentro do tema proposto no evento e a submissão deve ser feita até 13 de junho.

Todos os inscritos como participante e ouvintes receberão certificados desde que participem de, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) da programação. A programação ficará disponível para todos, porém não terá certificado.

Grupo de Pesquisa do Alere – O grupo de pesquisa é voltado para discussões sobre os temas relacionados à História da Alimentação e do Abastecimento na Amazônia, no âmbito acadêmico. É o primeiro grupo de pesquisa sobre a temática da História da Alimentação na Região Norte e atua, desde 2016, vinculado à UFPA e certificado pelo CNPq.  É coordenado pelos professors Sidiana Ferreira de Macêdo (Faculdade de História/Campus de Ananindeua) e Carlos Dias Jr. (Faculdade de Letras/Campus Guamá). Entre os participantes, estão profissionais e alunos da Universidade e de outras instituições.

O Alere funciona por meio de reuniões mensais, durante as quais há discussões de textos acadêmicos e criação e organização de eventos acadêmicos que viabilizem trocas de conhecimento e saberes.

Serviço:

I Webinário do Alere. Alimentação: Práticas Alimentares, Identidades e os Territórios do Comer.

Data: de 15 a 17 de junho de 2020

Horário: pela manhã

Local: Instagram e plataformas digitais

Mais informações no Facebook ou Instagram

Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA

Fonte: UFPA

Também pode
te interessar:

Tendências e tecnologias em gastronomia na sala de aula
Data: 16/09/2021 Tempo: 08min Categoria: Formação

Tendências e tecnologias em gastronomia na sala de aula

Encontros entre alunos e o mercado profissional da gastronomia e alimentação buscaram  aproximar as pontas,

Senac SC participa da etapa estadual do Festival Enchefs 2021
Data: 15/09/2021 Tempo: 02min Categoria: Gastronomia

Senac SC participa da etapa estadual do Festival Enchefs 2021

O estado de Santa Catarina realizará, pela primeira vez, a etapa estadual do Festival Enchefs,  evento que indica

Dark Kitchen: saiba como funciona a tendência do mercado gastronômico
Data: 09/09/2021 Tempo: 03min Categoria: Alimentação

Dark Kitchen: saiba como funciona a tendência do mercado gastronômico

Com o crescimento do delivery e os aplicativos de entregas, uma nova tendência no mercado de food service ganhou ainda