Data: 22/10/2021 Tempo: 04min de leitura Categoria: Alimentação Visualizações: 113 visualizações
Por: Sesc SC

A partir da doação de farinha feita pelo Burger King ao Mesa Brasil Sesc-SC, foi articulada uma parceria com o Senac SC para a produção dos pães, preparados por professores, alunos dos cursos de gastronomia e voluntários, em prol de pessoas em vulnerabilidade social.

Uma parceria entre o Sesc SC, Senac SC e Burger King resultou em solidariedade e alimento na mesa de quem precisa, com a produção e doação de 1.087 pães. A ação de responsabilidade social aconteceu nos dias 15, 16 e 18 de outubro, marcando o Dia Mundial da Alimentação e o Dia Mundial do Pão, celebrado no sábado, simbolizando o compromisso da rede de parceiros do programa com a segurança alimentar e a redução do desperdício.

Tudo começou quando o Mesa Brasil Sesc recebeu uma doação de 17 toneladas de farinha de trigo do Burger King, um dos parceiros que doa alimentos excedentes de produção ao programa. Para transformar parte dessa farinha em pão, o Sesc-SC articulou uma parceria com o Senac SC para a preparação do alimento.

Com 158,7 Kg desta farinha, professores e alunos dos cursos de gastronomia do Senac Criciúma, Concórdia e Blumenau, e voluntários, produziram um total de 1.087 pães, que foram entregues para oito instituições sociais sem fins lucrativos cadastradas no Mesa Brasil Sesc-SC, chegando à mesa de 1.091 pessoas em vulnerabilidade social.

A parte restante da farinha de trigo (16,8 toneladas), foi distribuída para outras 166 instituições sociais, e complementou as refeições de 25.928 pessoas em 18 municípios do estado.

“A ação teve como objetivo celebrar o Dia Mundial da Alimentação e o Dia Mundial do Pão com mesas cheias de alimento, tradição, parceria e solidariedade, além de promover e incentivar boas práticas para reduzir o desperdício de alimentos e ampliar o acesso de pessoas em vulnerabilidade social à alimentos de qualidade em quantidade suficiente, e ainda estimular as parcerias entre pessoas e empresas em prol do Direito Humano à Alimentação Adequada”, ressalta a nutricionista do Mesa Brasil Sesc-SC, Letícia Zago.

Para incentivar a utilização da farinha de trigo a receita foi compartilhada com as instituições sociais beneficiadas.

No vídeo, a professora Aline Salla, do curso de gastronomia da Faculdade Senac Florianópolis, explica o passo a passo para a preparação do pão de forma. Clique para conferir o vídeo e veja abaixo a receita.

Pão de forma

Ingredientes:
– 350g de farinha de trigo
– 20g de açúcar (1 colher de sopa rasa)
– 5g de sal (1 colher de chá rasa)
– 175ml de leite (aproximadamente 1 xícara)
– 28g de manteiga (pode substituir por banha ou óleo vegetal)
– 4g de fermento biológico seco (1 colher de chá)

Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes em uma tigela, exceto a manteiga. Misture até que a massa esteja homogênea. Transfira para bancada e sove a massa até que comece a desgrudar das mãos. Junte a manteiga em ponto pomada e volte a sovar até que a massa esteja lisa e brilhante. Boleie a massa e deixe descansar até dobrar de tamanho. Modele de acordo com o tamanho da forma, unte a forma com óleo e transfira a massa, apertando levemente com a mão afim de ajeitar. Deixe descansar até dobrar de tamanho. Asse em forno preaquecido a 180°C em forno convencional até que esteja dourado. Deixe esfriar em uma grade. 

Para saber mais:

* O Dia Mundial do Pão foi criado no ano 2000 pela União dos Padeiros e Confeiteiros na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, e é celebrado em 16 de outubro desde então.

* Dia Mundial da Alimentação é comemorado todo dia 16 de outubro desde 1981, quando foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). É atualmente celebrada em mais de 150 países como uma importante data para consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação.

* O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos e colheita urbana, que tem como missão “contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”. Desde 2003, o programa arrecada alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para consumo em parceiros doadores, e entrega em instituições sociais sem fins lucrativos, combatendo o desperdício de alimentos e contribuindo para a cidadania, sustentabilidade e realização do Direito Humano à Alimentação Adequada. O Mesa Brasil Sesc integra a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, é certificado pela Global Foodbanking Network e desenvolve ações alinhadas aos ODS: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação).

Fonte: Sesc SC

Também pode
te interessar:

Gastronomia de Florianópolis, Cidade Criativa da Unesco,  é lançada em campanha nacional
Data: 25/11/2021 Tempo: 03min Categoria: Cidade Criativa

Gastronomia de Florianópolis, Cidade Criativa da Unesco, é lançada em campanha nacional

“Saboreie Florianópolis, a 1ª Cidade Criativa Unesco da Gastronomia” é o mote da campanha que já está circulando

Prêmio Dólmã abre votação para categoria estadual – participe!
Data: 24/11/2021 Tempo: 01min Categoria: Cadeia Produtiva

Prêmio Dólmã abre votação para categoria estadual – participe!

Está aberta a votação pela internet para a escolha do representante estadual ao Prêmio Dólmã 2021, a grande

Divulgada a lista de cidades chanceladas pela Unesco em Gastronomia
Data: 08/11/2021 Tempo: 02min Categoria: Cidade Criativa

Divulgada a lista de cidades chanceladas pela Unesco em Gastronomia

Em 2021, quarenta e nove cidades aderiram à Rede de Cidades Criativas Unesco (UCCN)  em um dos sete campos criativos