Data: 25/10/2021 Tempo: 02min de leitura Categoria: Evento Visualizações: 534 visualizações
Por: Nathália Bernardinetti

A Organização Mundial do Turismo (OMT/ONU), o Centro Culinário Basco (BCC), VisitFlanders e a cidade de Bruges realizarão o 6º Fórum Mundial de Turismo Gastronômico entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro de 2021 em Bruges, Bélgica.

Realizado sob o tema “Turismo Gastronômico: Promovendo o Turismo Rural e o Desenvolvimento Regional”, o evento vai centrar-se na contribuição do turismo gastronômico para a integração econômica e social, destacando seu potencial de criação de empregos, coesão regional e crescimento sustentável.

Com base no trabalho da OMT no avanço da inovação em todo o setor do turismo, o Fórum também representa uma oportunidade única para especialistas de todo o campo crescente do turismo gastronômico compartilhar novas ideias e melhores práticas e colocar os dois setores no centro dos planos de recuperação.

O evento será realizado em formato híbrido (presencial e online), possibilitando a participação virtual de qualquer região do mundo. As inscrições são gratuitas e estão abertas neste link.

Os objetivos desta edição são:

  • Hoje os destinos estão mais conscientes da importância do turismo gastronômico, visto que muitos turistas preferem comprar e consumir a comida local, ao mesmo tempo que se inclinam a observar e participar no seu processo de produção.
  • Para alguns destinos, o desenvolvimento do turismo gastronômico pode representar oportunidades valiosas para contrastar as questões relacionadas com a instabilidade econômica, especialmente nas áreas rurais menos favorecidas e marginais, visto que o turismo gastronômico tem potencial para impulsionar padrões de vida dignos, integração social e econômica, realização pessoal e desenvolvimento social.
  • Este tipo de turismo no meio rural tem estado associado a inúmeros benefícios, entre os quais o aumento dos rendimentos agrícolas, maior vitalidade social, atividades de regeneração territorial e proteção das atividades tradicionais.
  • O turismo gastronômico agrega vitalidade às comunidades rurais, conectadas por mercados, festivais, histórias, receitas e memórias. Apoia os pequenos produtores locais de alimentos e fortalece sua posição no mercado, em oposição aos produtores internacionais e industriais de alimentos.
  • O 6º Fórum Mundial da OMT sobre Turismo Gastronômico enfocará o papel do Turismo de Gastronomia na Promoção do Turismo Rural e do Desenvolvimento Regional, em estreita sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
  • Tópicos relacionados ao papel do turismo gastronômico na valorização da reputação do destino, empoderando a comunidade local, bem como estratégias que podem ser utilizadas por agricultores e pequenos produtores rurais de alimentos no uso de seu patrimônio culinário para promover direta e indiretamente o turismo e, assim, fazer uma contribuição econômica positiva em nível local e regional serão discutidos ao longo do evento.
  • O Fórum apresenta uma oportunidade única para especialistas de todo o campo crescente do turismo gastronômico para compartilhar novas ideias e melhores práticas e colocar os dois setores no centro dos planos de recuperação no pós Covid-19.

Serviço

O quê: 6º Fórum Mundial de Turismo Gastronômico

Quando: 31 de outubro e 2 de novembro de 2021

Formato: híbrido

Investimento: gratuito

Inscrições: clique aqui

Programação: acesse aqui

Fonte: UNWTO (OMT)

Foto da capa: Mark Stebnicki no Pexels

Também pode
te interessar:

Gastronomia de Florianópolis, Cidade Criativa da Unesco,  é lançada em campanha nacional
Data: 25/11/2021 Tempo: 03min Categoria: Cidade Criativa

Gastronomia de Florianópolis, Cidade Criativa da Unesco, é lançada em campanha nacional

“Saboreie Florianópolis, a 1ª Cidade Criativa Unesco da Gastronomia” é o mote da campanha que já está circulando

Prêmio Dólmã abre votação para categoria estadual – participe!
Data: 24/11/2021 Tempo: 01min Categoria: Cadeia Produtiva

Prêmio Dólmã abre votação para categoria estadual – participe!

Está aberta a votação pela internet para a escolha do representante estadual ao Prêmio Dólmã 2021, a grande

Divulgada a lista de cidades chanceladas pela Unesco em Gastronomia
Data: 08/11/2021 Tempo: 02min Categoria: Cidade Criativa

Divulgada a lista de cidades chanceladas pela Unesco em Gastronomia

Em 2021, quarenta e nove cidades aderiram à Rede de Cidades Criativas Unesco (UCCN)  em um dos sete campos criativos