Data: 04/11/2021 Tempo: 02min de leitura Categoria: Cadeia Produtiva Visualizações: 121 visualizações
Por: Observatório da Gastronomia

Santa Catarina tem história e marca registrada quando falamos em iguarias, e a partir de agora mais um produto da Queijaria Famiglia Baldo, o Keschmier – Queijinho com nata, com o Selo Arte nº 240020, poderá ser vendido em todo o país. A produção vem do município de Rio do Sul e da queijaria que está na quarta certificação com o Selo Arte, com destaque para os produtos: “Queijo Colonial e Queijo Colonial com ervas finas e Queijo Colonial com 60 dias de maturação”, “Queijo Provolone Curado Defumado”, Queijinho Colonial e agora o Keschmier – Queijinho com Nata.

Produtos Queijaria Famiglia Baldo – Crédito: IG @laticiniosfamigliabaldo

O Selo Arte é entregue ao produto e não à empresa e, com esta entrega o estado de Santa Catarina passa a ter 20 certificações em vigor. Atualmente a Queijaria Famiglia Baldo possui o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) implantado e vem promovendo uma série de melhorias para aderir ao Serviço de Inspeção Estadual (SIE) junto à Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

A fabricação dos produtos da Queijaria Famiglia Baldo, localizada na zona rural de Rio do Sul, faz parte de um aprendizado trazido pela imigração europeia, passado de geração em geração e aprimorado com o passar do tempo e novos conhecimentos adquiridos. No início, a família produzia seu próprio leite, mas atualmente adquire matéria prima de propriedades vizinhas, com origem determinada e conhecida, e que adotam comprovadamente Boas Práticas Agropecuárias.

O gestor do Departamento Regional de Rio do Sul da Cidasc, César Augusto Barbosa de Macedo explica que o Selo Arte é uma maneira de reconhecer o trabalho dos produtores artesanais e dar a possibilidade de abrir novos mercados consumidores por todo o país e aumentar a produção. O produtor que deseja buscar o Selo Arte para o seu produto deve, primeiramente, ter o serviço de inspeção implantado na agroindústria. Depois buscar a Cidasc e comprovar que todo o processo produtivo é artesanal e que aquele produto é diferenciado. “A Famiglia Baldo é uma família empreendedora e preocupada com a qualidade e sanidade dos produtos. É uma satisfação para nós estarmos aqui mais uma vez ao lado dos médicos veterinários do SIM, da Prefeitura de Rio do Sul, Marcos Antônio Meira de Quadros e Glauber de Ávila e realizar mais uma entrega”, disse.

Queijo Colonial Famiglia Baldo – Crédito: Paulo Santhias

César Augusto Barbosa de Macedo ainda complementou, “o Selo ARTE é o resultado de políticas públicas bem planejadas. Santa Catarina, através da Cidasc, Secretaria de Estado da Agricultura, Governo do Estado com o apoio dos municípios tem se destacado nas certificações. As conquistas também são resultados do trabalho de todos os envolvidos com a cadeia produtiva, de quando a gente senta e define aquilo que é melhor para o desenvolvimento do agro catarinense. A economia depende dos empreendedores que buscam inovar e são eles que geram emprego e riquezas para o nosso Estado”, afirmou o gestor.

Conheça a história da Queijaria Família Baldo:

Com informações de: Cidasc

Foto da capa: IG Queijaria Famiglia Baldo

Também pode
te interessar:

Gastronomia de Florianópolis, Cidade Criativa da Unesco,  é lançada em campanha nacional
Data: 25/11/2021 Tempo: 03min Categoria: Cidade Criativa

Gastronomia de Florianópolis, Cidade Criativa da Unesco, é lançada em campanha nacional

“Saboreie Florianópolis, a 1ª Cidade Criativa Unesco da Gastronomia” é o mote da campanha que já está circulando

Prêmio Dólmã abre votação para categoria estadual – participe!
Data: 24/11/2021 Tempo: 01min Categoria: Cadeia Produtiva

Prêmio Dólmã abre votação para categoria estadual – participe!

Está aberta a votação pela internet para a escolha do representante estadual ao Prêmio Dólmã 2021, a grande

Divulgada a lista de cidades chanceladas pela Unesco em Gastronomia
Data: 08/11/2021 Tempo: 02min Categoria: Cidade Criativa

Divulgada a lista de cidades chanceladas pela Unesco em Gastronomia

Em 2021, quarenta e nove cidades aderiram à Rede de Cidades Criativas Unesco (UCCN)  em um dos sete campos criativos