Data: 02/05/2022 Tempo: 02min de leitura Categoria: Cadeia Produtiva Visualizações: 40 visualizações
Por: Embrapa

O livro “Butiá para todos os gostos”, publicado pela Embrapa Clima Temperado, reúne 141 receitas tendo o butiá como ingrediente, foi lançado em março deste ano, conta com tiragem impressa limitada, com distribuição dirigida para pessoas com vínculo com o butiá, mas versão digital disponível para amplo acesso. 

São 320 páginas com receitas tradicionais e novas de pratos doces, salgados e agridoces, além de bebidas, dos três países onde o butiá é nativo: Brasil, Uruguai e Argentina. Contribuíram com as receitas 120 pessoas, entre apreciadores de butiá, professores e alunos de cursos de gastronomia e chefs de cozinha que trabalham na linha de alimentação saudável. Foram três anos para coleta das receitas e imagens que ilustram a publicação. 

“O livro busca promover o uso desse recurso da nossa biodiversidade. Os butiás são plantas ameaçadas de extinção e espécies subutilizadas, ricas em vitaminas, minerais e substâncias oxidantes que ajudam a prevenir doenças crônicas e a retardar o envelhecimento”, explica a pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, Rosa Lia Barbieri, uma das editoras técnicas da publicação.

O material é produto da Rota dos Butiazais e contou com o apoio do movimento Slow Food Brasil, que defende uma alimentação limpa, boa e justa. O patrocínio é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Transmissão de Energia Elétrica Sul Brasil S. A. (Tesb).

Rota dos Butiazais

A Rota dos Butiazais/Red Palmar é uma rede internacional, firmada em 2015, que conecta territórios onde existe ligação cultural com os butiás para uso sustentável da biodiversidade associada aos butiazais. A iniciativa abriga 43 municípios no Brasil, 4 na Argentina e 6 no Uruguai, sob coordenação da Embrapa Clima Temperado.

Onde encontrar butiá?

Segundo Rosa Lia, é possível encontrar butiás para elaboração das receitas nos quintais das casas, feiras da agricultura familiar e algumas fruteiras, geralmente nos meses de março e abril. Também é possível adquirir a polpa congelada em alguns municípios que fazem parte da Rota dos Butiazais. No entanto, a pesquisadora ressalta que não é recomendado colher da beira de estradas, em função da contaminação por metais pesados pela queima dos combustíveis, nem ao entorno de lavouras onde são aplicados defensivos agrícolas.

Para acessar a versão digital, clique aqui

FONTE: EMBRAPA

Também pode
te interessar:

Feira do Mel de Santa Catarina terá vendas online e no centro de Florianópolis
Data: 11/05/2022 Tempo: 09min Categoria: Cadeia Produtiva

Feira do Mel de Santa Catarina terá vendas online e no centro de Florianópolis

O Largo da Alfândega, em Florianópolis, vai receber 19 produtores de mel de todo o estado de Santa Catarina de 11 a 14

Inscrições abertas para Concurso Gastronômico Enchefs SC 2022
Data: 09/05/2022 Tempo: 03min Categoria: Gastronomia

Inscrições abertas para Concurso Gastronômico Enchefs SC 2022

Santa Catarina realizará, pela segunda vez, a etapa estadual do Festival Enchefs, evento que indica representantes para

As propostas de um Centro de Inovação especializado em Gastronomia
Data: 19/04/2022 Tempo: 05min Categoria: Atualidade

As propostas de um Centro de Inovação especializado em Gastronomia

Santa Catarina mais uma vez inova ao plantar as bases de um Centro de Inovação especializado em um setor econômico que