Data: 07/02/2019 Tempo: 02min de leitura Categoria: Alimentação Visualizações: 51 visualizações
Por: Observatório da Gastronomia

Publicações trazem informações sobre a utilização de partes de peixes, crustáceos e moluscos, com foco no consumo integral dos alimentos.

A Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), em parceria com o Instituto de Pesca (IP), ambos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, lançaram o livro “Pescado é saúde: aproveitamento integral do pescado”. A publicação tem como objetivo informar sobre maneiras de desfrutar totalmente o alimento. 
O livro faz parte da série “Pescado é Saúde” e contém informações sobre o ‘Aproveitamento Integral do Pescado’, bem como receitas elaboradas com as partes comumente desperdiçadas de pescado no mercado nacional.A nutricionista e diretora técnica do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans), da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), Milene Gonçalves Massaro Raimundo, explica que a série ‘Pescado é Saúde’ foi elaborada para orientar os consumidores a respeito da importância do consumo dos pescados, suas propriedades nutricionais e sua versatilidade como alimento.“Os livros abordaram o uso do frio, os processos de salga e defumação e o aproveitamento integral do produto. Em todas as edições foram incluídas receitas testadas em nossa cozinha experimental, além de outras elaboradas por chefs. A publicação é uma parceria entre a Codeagro e o Instituto de Pesca, em uma iniciativa de estímulo ao consumo, desmistificando as diversas tecnologias de conservação”, diz Milene.

Para o diretor técnico de departamento do Instituto de Pesca (IP), Luiz Marques da Silva Ayroza, a publicação também informa, de maneira simples e prática, como aproveitar integralmente o pescado.

“Tem muito a nos oferecer, tanto do ponto de vista nutricional como gastronômico. Esta é uma série de livros que estamos publicando em conjunto com a Codeagro. A integração do IP com as coordenadorias da Secretaria de Agricultura e Abastecimento tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva do pescado”, explica Ayroza.

Quem tiver interesse, pode baixar o livro gratuitamente [epcl_button label=”Download ” url=”http://www.codeagro.sp.gov.br/uploads/publicacaoesCesans/LIVRO_Pescado%C3%A9mais_aproveitamento.pdf” type=”outline” color=”red” size=”regular” icon=”fa-arrow-circle-down” target=”_blank” rel=”dofollow”][/epcl_button]

A série “Pescado é Saúde” é composta ainda dos livros:

Pescado é Saúde: Salga Secagem e Defumação  [epcl_button label=”Download ” url=”http://www.codeagro.sp.gov.br/uploads/publicacaoesCesans/pescadoesaude_salgasecagemedefumacao.pdf” type=”outline” color=”red” size=”regular” icon=”fa-arrow-circle-down” target=”_blank” rel=”dofollow”][/epcl_button]

Pescado é Saúde: Uso do Frio,  [epcl_button label=”Download ” url=”http://www.codeagro.sp.gov.br/uploads/publicacaoesCesans/PESCADO_E_SAUDE_USO_DO_FRIO.pdf” type=”outline” color=”red” size=”regular” icon=”fa-arrow-circle-down” target=”_blank” rel=”dofollow”][/epcl_button]

Fonte: Governo de São Paulo

Também pode
te interessar:

Festival Brasil Sabor 2021 inova em formato híbrido
Data: 28/04/2021 Tempo: 01min Categoria: Gastronomia

Festival Brasil Sabor 2021 inova em formato híbrido

O Festival Brasil Sabor chega à sua 15a edição adaptando-se à realidade da pandemia, os pratos poderão ser servidos

Originária do Brasil, a mandioca é celebrada como alimento do século XXI
Data: 22/04/2021 Tempo: 02min Categoria: Gastronomia

Originária do Brasil, a mandioca é celebrada como alimento do século XXI

22 de abril – Dia Nacional da Mandioca Aipim, macaxeira, maniva, mandioca-brava, mandioca-mansa, mandioca-doce,

Iniciada a safra do pinhão, com expectativa de aumento da produção
Data: 13/04/2021 Tempo: 04min Categoria: Cadeia Produtiva

Iniciada a safra do pinhão, com expectativa de aumento da produção

Iniciada a safra de pinhão em Santa Catarina, a expectativa é de aumento da produção em comparação ao ano passado.