Data: 27/09/2021 Tempo: 02min de leitura Categoria: Cidade Criativa Visualizações: 285 visualizações
Por: Senac SC

O Senac SC apresenta a segunda edição do livro “Berbigão do Boca – Receitas que fazem história”, uma obra comemorativa aos 30 anos da festa que abre o Carnaval de Florianópolis – e que foi considerada Patrimônio Cultural Imaterial da cidade.

O livro proporciona uma coletânea das melhores receitas do Festival Gastronômico Prato de Berbigão, trazendo um riquíssimo material fotográfico com mais de 60 receitas que destacam o fruto do mar. Entre elas, Charutinho de berbigão, Rocambole Mané, Anel de berbigão e siri ao molho de pimenta rosa e cachaça com pesto de manga, entre outros. Além disso, a obra organizada pelo Senac SC conta a história do turismo gastronômico local, características e personagens que fazem parte da festa mais manézinha do Estado, reunindo 100 mil pessoas anualmente. “A iniciativa do Berbigão do Boca de realizar um concurso gastronômico, tendo o berbigão como componente obrigatório, fez um resgate dessa culinária popular. O Senac SC empresta sua expertise na área e adiciona credibilidade à iniciativa”, afirma Leonardo Garofallis, o “Nado”, um dos criadores do festival que inspirou o livro.

Para a professora Renata Tremea, do curso de gastronomia da Faculdade Senac Florianópolis, a obra destaca a identidade gastronômica tradicional, descrevendo hábitos alimentares e culturais de Santa Catarina, especialmente do litoral. “Participar do projeto foi uma honra, visto que não sou ‘filha da terra’, mas respeito e valorizo muito toda a série de excelentes alimentos e iguarias que Santa Catarina produz”, afirma Renata que, ao lado do chef Arnaldo Toro, assina a reprodução e organização das receitas no livro.

“Berbigão do Boca – Receitas que fazem história” traz, ainda, informações históricas sobre a fusão entre as culinárias açoriana, indígena e africana. E mostra como o Berbigão do Boca se consolidou ao longo dos anos como um dos principais representantes da cultura e gastronomia local.

Florianópolis integra, desde 2014, o seleto grupo de Cidades Criativas da Unesco na área de Gastronomia, graças ao potencial para desenvolvimento urbano e sustentável do município, impulsionado pela rede produtiva da gastronomia. Além da capital catarinense, no Brasil, a chancela também foi concedida a Paraty (RJ), Belo Horizonte (MG) e Belém (PA). Atrelado ao Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia está, ainda, o Observatório da Gastronomia, coordenado pelo Sistema Comércio e FloripAmanhã.

Saiba mais: Concurso gastronômico do Berbigão do Boca valoriza a culinária litorânea

O livro está disponível online, confira aqui: Berbigão do Boca – receitas que fazem história

Fonte: Portal Senac SC

___
Imagem da capa: Giorgio Giorgi por Pixabay

Também pode
te interessar:

Laticínio em Guaraciaba/SC recebe Selo Arte em diversos queijos artesanais
Data: 20/01/2022 Tempo: 05min Categoria: Cadeia Produtiva

Laticínio em Guaraciaba/SC recebe Selo Arte em diversos queijos artesanais

Acompanhados de amigos e autoridades, Vanderlei Balbinot e Elizete Balbinot receberam em 3 de dezembro de 2021, uma

Websérie retrata experiências e sensações das cidades criativas brasileiras
Data: 18/01/2022 Tempo: 02min Categoria: Cidade Criativa

Websérie retrata experiências e sensações das cidades criativas brasileiras

Florianópolis, Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, será retratada na websérie junto com as demais cidades

Empresas do Ribeirão da Ilha recebem validação para depurar moluscos e mexilhões
Data: 13/01/2022 Tempo: 01min Categoria: Cadeia Produtiva

Empresas do Ribeirão da Ilha recebem validação para depurar moluscos e mexilhões

Empresas do Ribeirão da Ilha, bairro ao sul da Ilha de Santa Catarina, Florianópolis/SC, recebem a primeira validação