Data: 16/10/2019 Tempo: 03min de leitura Categoria: Institucional Visualizações: 48 visualizações
Por: Observatório da Gastronomia
Por Jessica Krieger/Pricilla Back
Assessoria de comunicação do Senac/SC – imprensa@sc.senac.br

O espaço gastronômico inédito do Senac SC na Vila Germânica traz pratos típicos da culinária alemã para a Oktoberfest ao lado de receitas que valorizam os produtos regionais

O Senac SC participa da 36ª edição da Oktoberfest, que será realizada de 9 a 27 de outubro no Parque Vila Germânica em Blumenau, com três espaços gastronômicos que oferecem o melhor da culinária alemã. A novidade deste ano fica por conta do Vila Senac, um ambiente de 408m2 dividido em pequenos estandes dedicados aos pratos típicos germânicos, mas com a valorização dos ingredientes locais.

Em cada cantinho do Vila Senac, o visitante poderá degustar pratos diferentes: há lugar destinado aos doces, como o Strudel (a famosa torta de maçã), outro que tem o Spätzle (macarrão alemão) como atração principal e, ainda, não falta espaço para o Kneipe, que é o boteco do alemão. Opções de clássicos como sobrecoxa de marreco, o Eisbein (joelho pururuca com purê de batata e chucrute), Kassler (lombo suíno defumado com purê de batata e chucrute) e os salsichões também são encontrados no Vila Senac, assim como produtos regionais, como a linguiça Blumenau.

No Vila Senac, a tradicional linguiça do Vale do Itajaí ganha uma versão pocket, com tamanho pequeno para saborear a qualquer hora da festa. A linguicinha Blumenau promete ser um dos hits da Oktoberfest 2019, graças ao seu sabor característico em uma preparação descontraída que combina com o estilo da maior festa alemã das Américas.

Sob o comando do chef Heiko Grabolle, do restaurante Senac Blumengarten, o Senac SC renovou outros pontos gastronômicos já conhecidos pelos frequentadores da Oktoberfest. Na Flammkuchen Haus, a pizza alemã ganha seis combinações diferentes – do bacon com cebola à linguiça Blumenau e queijo fundido. Ao lado, na Regional Haus, os visitantes podem experimentar pratos típicos em formato box: a comida na caixinha é perfeita para comer circulando pelos pavilhões.

“Na Regional Haus, é a primeira vez na história da Oktoberfest que as pessoas podem comprar um joelho com osso, famoso Eisbein, à pururuca, ou a sobrecoxa e coxa de marreco com recheio, na forma fast food, uma releitura da comida germânica de rua”, explica o chef Heiko Grabolle.

Este ano, o Senac SC também assume a casa Spätzle, que oferece o típico macarrão artesanal alemão. Foi criada uma nova embalagem diferenciada, onde serão servidos quatro variedades da iguaria – inclusive em porções de tamanhos diversos para adultos e crianças.

Com o crescimento das operações do Senac SC na Oktoberfest, a expectativa é superar os 80 mil pratos vendidos em 2018. “Neste ano, cerca de 100 pessoas foram contratadas para trabalhar exclusivamente na festa. Esperamos que o público descubra os sabores do Senac, que mantém toda a riqueza cultural da colonização alemã representada na gastronomia. São preparos que fazem parte da nossa história e do nosso cotidiano, com opções de qualidade, práticas e acessíveis para toda a família”, acredita Bruno Deola, coordenador do restaurante Senac Blumengarten.

Serviço:  Senac SC na 36ª Oktoberfest Blumenau

Quando: 9 a 27 de outubro de 2019
Onde: Parque Vila Germânica – Blumenau (SC)

Horários de funcionamento:

Vila Senac – Setor 1
Dia de semana das 18h até o final da festa
Final de semana das 11h até o final da festa

Flammkuchen Haus (Pizza Alemã) e Regional Haus (Comida típica e regional) – Setor 2
Dia de semana das 18h até o final da festa
Final de semana das 11h até o final da festa

Spätzle (macarrão alemão) – Praça de alimentação
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 11h até o final da festa.

***

Relacionamento com a Imprensa Senac SC
Departamento Regional
Pricilla Back e Jessica Krieger
imprensa@sc.senac.br | (48) 3251-0508 |(48) 98431-9103

Senac Blumengarten
Laura Sfreddo
laura.sfreddo@sc.senac.br | (47) 3222 0005

Também pode
te interessar:

Festival Brasil Sabor 2021 inova em formato híbrido
Data: 28/04/2021 Tempo: 01min Categoria: Gastronomia

Festival Brasil Sabor 2021 inova em formato híbrido

O Festival Brasil Sabor chega à sua 15a edição adaptando-se à realidade da pandemia, os pratos poderão ser servidos

Originária do Brasil, a mandioca é celebrada como alimento do século XXI
Data: 22/04/2021 Tempo: 02min Categoria: Gastronomia

Originária do Brasil, a mandioca é celebrada como alimento do século XXI

22 de abril – Dia Nacional da Mandioca Aipim, macaxeira, maniva, mandioca-brava, mandioca-mansa, mandioca-doce,

Iniciada a safra do pinhão, com expectativa de aumento da produção
Data: 13/04/2021 Tempo: 04min Categoria: Cadeia Produtiva

Iniciada a safra do pinhão, com expectativa de aumento da produção

Iniciada a safra de pinhão em Santa Catarina, a expectativa é de aumento da produção em comparação ao ano passado.